Seguidores

CONSELHO NACIONAL DE COMANDANTES GERAIS DAS POLÍCIAS MILITARES E CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES (CNCG-PM/CBM)


NOTA PÚBLICA

O CONSELHO NACIONAL DE COMANDANTES-GERAIS DAS POLÍCIAS MILITARES E CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES (CNCG-PM/CBM) se manifesta pela não aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 37/2011, em trâmite na Câmara dos Deputados, com o objetivo de esclarecer à sociedade brasileira sobre os riscos representados pela referida alteração constitucional. 

Caso aprovada, a PEC 37 irá restringir a ampla apuração das infrações penais. A exclusividade da investigação criminal a um único órgão constitui-se em duro golpe contra as instituições democráticas, em diversas investigações essenciais ao interesse da coletividade, que são fundamentais para o combate eficaz da impunidade que grassa no País.

Quanto mais instituições, cuja missão precípua seja garantir a transparência no trato com a coisa pública e a segurança da população, melhor para coletividade em sua incessante luta contra o crime.

Modelo constitucional que confere monopólio da investigação criminal a uma única instituição representa o enfraquecimento do Estado Democrático de Direito. Desta forma o CONSELHO NACIONAL DE COMANDANTES-GERAIS DAS POLÍCIAS MILITARES E CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES (CNCG-PM/CBM) expressa seu apoio pela não aprovação da PEC 37 e solicita aos Parlamentares Federais que manifestem voto contrário a essa proposição.

CORONEL PMSC NAZARENO MARCINEIRO
Presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM)


Fonte: Blog Abordagem Policial

ASSIM ESPERO UM DIA SER A ASSEGO!!


ASPIRAÇÕES DE UM SÓCIO!!!

A ASSEGO  não é mais como era  antigamente, como sócio tenho minha carteirinha, e entro com minha família para desfrutar de um Clube onde sou bem tratado. Os funcionários, sempre educados e devidamente uniformizados, mantém o perfeito funcionamento do Clube, a área de lazer conta agora com Tobogã,  piscina de ondas, sauna , água com aquecimento solar, sala de jogos, aulas de hidroginástica e diversos outros tipos de atividades esportivas para sócios e outros militares com 50% de desconto! Os campos de futebol estão muito bem conservados e o sistema de desconto em folha ,via cartão magnético, permite só a quem conhece minha senha a efetuar gastos em meu nome isto traz confiança e transparência.
O Diretor é um Sargento ou Subtenente, um verdadeiro anfitrião e guardião de nosso patrimônio. Sou um sócio consciente procuro zelar por tudo o que já foi conquistado, estou sempre presente nos eventos e me sinto prestigiado com os convites que recebo via correio, outro dia recebi uma carta do Sr. Presidente, me parabenizando pelos meus 40 (quarenta) anos de vida.
A entrada da ASSEGO mudou para melhor, fizeram uma reforma em sua fachada, mas, antes foi realizado um concurso interno e o projeto mais bonito ganhou, e, diga-se de passagem, não sabia que existiam na polícia pessoas tão criativas, o desenho arquitetônico, ficou muito lindo, aliás, todo o projeto artístico-estrutural, tudo isso proporcionou maior interatividade do sócio com os projetos da administração, e ainda, trouxe, grande número de novas adesões.
O salão de festas está todo reformado, a acústica do ambiente melhorou, o sistema de entrada de ar permite um ambiente gostoso e arejado, o salão conta agora com dois andares, e os sócios podem escolher por meio de placas divisórias o espaço que querem utilizar. Sua entrada proporciona facilidade para a decoração, assim como a iluminação e a cozinha é bastante funcional, agora tudo está no seu devido lugar.
No salão são realizados variados eventos inclusive infantis; com dois andares, estamos fazendo duas festas ao mesmo tempo! Jamais poderia me esquecer do Hotel de trânsito, recentemente inaugurado, onde vi diversos companheiros se alojando com sua família por diversos motivos, seja para tratar de sua saúde ou para visitar parentes. Nossos companheiros do interior agora têm onde ficar!
A Administração agora funciona em um único local: presidência e vice-presidência secretaria geral, diretoria jurídica, dpto de pessoal, almoxarifado, dpto de patrimônio, dpto social, dpto de assuntos esportivos, dpto transporte, dpto de turismo, convênios, dpto de comunicação e outros, o que evita o excesso de espaços ociosos, e proporciona dinâmica nos trabalhos realizados.
Na entrada principal do salão, um pequeno registro de nossa memória, com fotos de antigos companheiros e ex-presidentes, lá estão registrados parte da história da policia militar e da ASSEGO, da minha vida e de valores jamais esquecidos.
Foi implantada na ASSEGO, uma bela biblioteca com uma sala de Instrução e projeção, onde membros do Centro de Estudo e Pesquisas e os sócios se reúnem para discussão de assuntos e temas relacionados com a defesa do servidor militar. A biblioteca é de utilidade pública e qualquer pessoa pode usar.
Outro dia estive visitando um Quartel do interior e observei que a ASSEGO, tinha chegado até lá. Uma parceria entre a prefeitura e ASSEGO possibilitou a doação de um terreno, onde foi inaugurada uma pequena e confortável área de Camping, próxima ao Rio Vermelho. Foi maravilhoso passar o dia com minha família naquele local, parcerias como esta, têm sido constantes, nessa nova Administração!
O Diretor Regional me recebeu muito bem, fiquei ainda mais surpreso quando ele me mostrou que a ASSEGO, preocupada com a transição do militar da ativa para a reserva remunerada, promovia cursos e palestras com psicólogos, visando atenuar o choque sofrido com a aposentadoria. O projeto era ainda maior, promovia encontros e atividades laborais, tais como artesanato, música, e até mesmo excursões para diversas regiões do país.
Também foi implantada na ASSEGO, o núcleo de Polícia Mirim, onde o Diretor Social, em parceria com a Polícia Militar, promove a educação de crianças abandonadas e carentes, inserindo-as no corpo social por meio de atividades esportivas, cursos profissionalizantes e atividades voltadas à prática do civismo. Essa ação fez com que a ASSEGO fosse reconhecida pela sociedade goiana como uma Entidade de Utilidade Pública, mas o que é mais importante resgatou a vida de muitos jovens que já estavam perdidos e entregues à marginalidade.
O Departamento Jurídico esta bem mais estruturado, a informatização gerou agilidade nos processos que correm na Justiça, e os atendimentos, passaram a ser individualizados. Hoje o sócio recebe uma mensagem via celular ou e-mail sobre o andamento de sua ação, basta que o mesmo faça um cadastro prévio e deseje receber as notícias atualizadas sobre seu processo.
O presidente tem estado atento às mudanças do Sistema neoliberal, que apregoa a ideia de um Estado empresa, que não olha para o capital humano. Tenho receio das duras lutas que iremos enfrentar tais como: A estagnação salarial e a redução de Direitos previdenciários, a questão do desprestígio profissional, quando se coloca sargentos em funções não peculiares a sua posição profissional; dos efeitos de leis como a lei de promoção e outras que poderão vir a serem discutidas. Tenho fé que saberemos reconhecer o melhor caminho, pois, a Policia é maior que tudo isso.
O já mencionado Núcleo de Pesquisas e Estudos para a defesa do Servidor Público Militar, é composto por Intelectuais militares de diversas áreas do conhecimento, visa promover pesquisas de campo, estudos de lei, (causas e conseqüências), para assim expor o ponto de vista que melhor se adéqüe na resolução dos problemas. Todo o trabalho realizado é publicado nos meios de comunicação, revistas, jornais, mas, antes são feitas reuniões onde há um grupo de debatedores sobre os temas a serem publicados, os melhores trabalhos científicos são publicados no jornal e site da ASSEGO, são ainda encaminhados a outras revistas e jornais para apreciação.
O próprio Comando da Polícia reconhece o núcleo como “Centro irradiador de opinião” e o utiliza para discutir projetos de Leis que irão afetar toda a classe, desta forma o Comando ganha força política para atuar com segurança junto às entidades de classe, e com isso desenvolve projetos calcados em uma plena democracia.
Os oficiais, antes sargentos, não se declinaram em mudar de Associação, pois, viram que, não são as patentes que determinam a qualidade de uma Instituição e sim os homens que a representa. O status social perdeu espaço para a qualidade oferecida e o usuário já sentiu a diferença, preferem o CLUBE DOS SARGENTOS PM E BM.
Laciel Rabelo de Castro Costa
Sócio